Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de julho de 2012

VINHOS DE BORDEAUX E SUAS UVAS MAIS FAMOSAS

                                    A FAMÍLIA DAS CARMENETS


JÁ FORAM ABORDADOS AQUI NESTE BLOG OS ESTUDOS A RESPEITO DAS FÁMILIAS DAS "NOIRIENS", CUJOS MEMBROS MAIS FAMOSOS SÃO A "PINOT NOIR" E A "CHARDONNAY";    DAS "COTÓIDES", CUJOS INTEGRANTES MAIS CONHECIDOS SÃO AS EMBLEMÁTICAS "MALBEC" E "TANNAT".     NESTA POSTAGEM FALAREMOS DAS "CARMENETS" QUE ENGLOBAM OS MEMBROS MAIS SIGNIFICATIVOS DA  REGIÃO DE BORDEAUX,  REGIÃO QUE DISPENSA MAIORES COMENTÁRIOS PELA SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO DA ENOLOGIA E,  SEGUNDO MINHA ÓTICA, A MAIS IMPORTANTE DAS FAMÍLIAS DE PARREIRAS.      SE RESTAR ALGUMA DÚVIDA A RESPEITO DESSA AFIRMAÇÃO, UMA PEQUENA VISTA D'OLHOS NA LISTAGEM DOS INTEGRANTES DESSA FAMÍLIA BASTARÁ PARA ACABAR COM ELA.     AÍ VÃO ELAS, EM ORDEM ALFABÉTICA: ARROUYA, CABERNET FRANC, CABERNET SAUVIGNON,  CARMENÈRE, CASTETS, MERLOT, MERLOT BLANC, PETIT VERDOT   E  SAINT MACAIRE.
  



HISTÓRIA: PARA FALAR DA FAMÍLIA DAS CARMENETS TEMOS QUE RETROAGIR 2.000 ANOS NO TEMPO. OS ESTUDOS AMPELOGRÁFICOS DAS CARMENETS  DIZEM QUE QUE ELAS CHEGARAM À REGIÃO SUDOESTE DA FRANÇA ATRAVESSANDO OS PYRINEOS VINDO DO PAÍS BASCO ESPANHOL, TRAZIDAS POR PELEGRINOS QUE VOLTAVAM DE SANTIAGO DE COMPOSTELA.   GRANDES FIGURAS  DO MUNDO ANTIGO ESTÃO ENVOLVIDAS NESSA HISTÓRIA E NESSAS PESQUISAS DESDE TEMPOS IMEMORIAIS: PLÍNIO, O VELHO (23-79 DC), NASCIDO NA CIDADE DE COMO, ITÁLIA,  E MORTO NUMA ERUPÇÃO DO VULCÃO VESÚVIO, NA LOCALIDADE DE STABIAE, HOJE CASTELLAMMARE DI STABIA, PERTO DE NAPOLI E POMPEI.    PLÍNIO, O VELHO, É      CONSIDERADO O MAIOR ERUDITO DO IMPÉRIO ROMANO;  LUCIUS COLUMELLA LUNIUS MODERATUS, FAMOSO AGRÔNOMO ROMANO DO SÉCULO I, NASCIDO EM GADES (HOJE CÁDIZ), ESPANHA; STRABON, GEÓGRAFO GREGO, NASCIDO EM AMASEA NA CAPADÓCIA ( HOJE AMASYA, TURQUIA),  DESCOBREM BURDIGALA (NOME ANCESTRAL DE BORDEAUX) E LÁ FALAM DA CULTURA DAS UVAS.  COLUMELLA CITA A BITURICA, ATUALMENTE ADMITIDA COMO  A CABERNET FRANC OU SEU ANCESTRAL MAIS PRÓXIMO.      SERÁ SEMPRE BOM LEMBRAR QUE ESSES GÊNIOS DA ANTIGUIDADE  FALAVAM DE ENOLOGIA EM SEU ESTADO EMBRIONÁRIO, EVIDENTE, MAS FORAM OS PRIMEIROS PASSOS PARA SE CHEGAR AO ESTÁGIO  DOS DIAS ATUAIS O QUE É, SEM DÚVIDA ALGUMA, O CENTRO DE VINICULTURA MAIS FAMOSO DO PLANETA. 

                                                    
                                                        ESTÁTUA DE COLUMELLA, NA PRAÇA DAS
                                                                           FLORES, EM CÁDIZ, ESPANHA.











 GAIUS PLINIUS SECUNDUS, IL VECCHIO,                                                                                                       STRABOM, GEÓGRAFO GREGO
O MAIOR ERUDITO DO IMPÉRIO ROMANO   





OS MEMBROS DA FAMÍLIA, EM ORDEM ALFABÉTICA:

ACIMA, DA ESQUERDA PARA A DIREITA FOLHAS E UVAS ARROUYA E FOLHA DA CABERNET FRANC.

                                                       

NAS FOTOS ACIMA, A CABERNET FRANC, FOLHA E UVAS DA CABERNET SAUVIGNON










                                          NAS DUAS FOTOS ACIMA, FOLHA E UVAS CARMENÈRE





À  ESQUERDA E CENTRO, FOLHAS E UVA CASTETS;   À DIREITA AS FOLHAS DA FER SERVADOU



                                                      

ACIMA UVAS FER SERVADOU; NO CENTRO A FOLHA DA MERLOT  E À DIREITA UVAS MERLOT


 

 NAS FOTOS À DIREITA E CENTRO, FOLHA E UVAS MERLOT BLANC; À DIREITA A FOLHA DA PETIT VERDOT.







                À ESQUERDA UVA PETIT VERDOT; CENTRO E DIREITA FOLHA E UVAS SAINT MACAIRE




O QUADRO ABAIXO MOSTRA OS DIVERSOS CRUZAMENTOS NATURAIS ACONTECIDOS POR POLINIZAÇÃO NATURAL (ABELHAS), QUE DETERMINARAM O APARECIMENTO DAS PRINCIPAIS PARREIRAS DA REGIÃO DE BORDEAUX E, CONSEQUENTEMENTE, A FORMAÇÃO DA FAMÍLIA DAS CARMENETS.  É BOM LEMBRAR AOS MENOS INICIADOS, QUE A UVA CÔT QUE APARECE NO QUADRO É UM DOS NOMES DAS MALBEC.   A MALBEC É CONHECIDA AINDA POR AUXERROIS, QUE PERTENCE, VALE A PENA REPETIR, À FAMÍLIA DAS COTÓIDES.





CORTE BORDALÊS:- O QUE É O CORTE BORDALÊS?    CORTE BORDALÊS -"ASSEMBLAGE BORDELAIS"-,   É O CONCEITO QUE EXISTE NA REGIÃO DE BORDEAUX, VIA DE REGRA, QUE UM GRANDE VINHO É O RESULTADO DE UMA MISTURA, UMA COMPOSIÇÃO DE VÁRIAS CEPAS,  A FIM DE DAR AO PRODUTO FINAL MAIS CORPO, COMPLEXIDADE, ESTRUTURA, ELEGÂNCIA,  E ATÉ MAIOR LONGEVIDADE. O CORTE BORDALÊS,   DENTRO DO CONCEITO AQUI ACIMA EXPOSTO,  SOMENTE É ADMITIDO QUANDO PRODUTO DE UVAS AUTORIZADAS PELAS "AOCS" (APELAÇÃO DE ORIGEM CONTROLADA) DA REGIÃO, QUE SÃO, EM SUA GRANDE MAIORIA, CONSTITUÍDAS DAS CEPAS MERLOT, CABERNET SAUVIGNON, CABERNET FRANC E PETIT VERDOT.  MAIS RARAMENTE, PODEM SER TAMBÉM UTILIZADAS AS CEPAS MALBEC E CARMENÈRE
                                                                                                                                                                 A CIDADE DE BORDEAUX E SUAS REGIÕES VINÍCOLAS FAZEM PARTE DO DEPARTAMENTO DA GIRONDE, QUE TEM O NÚMERO 33.  A FRANÇA É DIVIDIDA EM 100 DEPARTAMENTOS, SENDO 96 CONTINENTAIS E 4 ULTRAMARINOS.  A GIRONDE É O MAIOR DOS CONTINENTAIS, PERDENDO EM TAMANHO SOMENTE PARA A GUYANA QUE É UM DOS ULTRAMARINOS.  OS NÚMEROS DOS DEPARTAMENTOS TEM MUITA IMPORTÂNCIA PARA O POVO FRANCÊS, PORQUE FAZEM  PARTE DO QUOTIDIANO DO POVO: ESTÁ NO CÓDIGO POSTAL, NO DOCUMENTO DE IDENTIDADE, NA CHAPA DOS AUTOMÓVEIS E POR AÍ VAI . . .

                                     

OS INICIADOS EM ENOLOGIA SABEM QUE A GIRONDE É UM ESTUÁRIO, POR SINAL O MAIOR DA EUROPA,  QUE LEGOU SEU NOME AO DEPARTAMENTO HOMÔNIMO, E QUE É COMUM A DOIS RIOS: O GARONNE QUE CORRESPONDE À MARGEM ESQUERDA DO ESTUÁRIO E O DORDOGNE À MARGEM DIREITA.  ESSE CONHECIMENTO É IMPORTANTE PARA OS AMANTES DO VINHO, PELA RAZÃO DE QUE, TAMBÉM VIA DE REGRA, NO CORTE BORDALÊS DA MARGEM ESQUERDA (GARONNE) A PREDOMINÂNCIA É DA UVA CABERNET SAUVIGNON E, NA MARGEM DIREITA (DORDOGNE) ESSA PREDOMINÂNCIA É DA UVA MERLOT.     O FAMOSO CHÂTEAU PETRUS, UM DOS VINHOS MAIS CAROS DO MUNDO, CUJA PROPRIEDADE FICA NO POMEROL, LADO DIREITO DO ESTUÁRIO,  É PRODUZIDO NA MAIORIA DAS SAFRAS COM 95% DA UVA MERLOT E 5% DE CABERNET FRANC, QUANDO NÃO É PRODUZIDO EXCLUSIVAMENTE COM A MERLOT. EM AMBOS OS CASOS, ENTRETANTO, É CONSIDERADO UM VARIETAL.


NÃO CABE AQUI NESTE ESPAÇO FALAR EM SENTIDO AMPLO DA REGIÃO DE BORDEAUX, PELO SIMPLES FATO DE QUE A PRECÍPUA MISSÃO DESTA POSTAGEM É FAZER UMA APRESENTAÇÃO DA FAMÍLIA DAS CARMENETS.  ISTO FOI FEITO. FICA A PROMESSA DE VOLTARMOS PARA DESCREVER AS PRINCIPAIS "A.O.CS."  DA REGIÃO, QUE SÃO EM NÚMERO DE 57 (CINQUENTA E SETE).

                                             BRAZ  CUBAS
  











                                                                                                 


Um comentário:

  1. Tenho uma planta florescendo no meu vaso, parece uma videira. Vc consegue saber se é de fato uva ou se é outro tipo de planta? Gostaria de lhe enviar fotos... Vc tem e-mail?

    ResponderExcluir