ESTA POSTAGEM VAI COMEÇAR DE FORMA DIFERENTE, POIS EM TODA A OPORTUNIDADE QUE EU ME PONHO A ESCREVER SOBRE AS COISAS DA MINHA QUERIDA TERRINHA, EU ME EMOCIONO. ASSIM NADA MELHOR DO QUE COMEÇAR ESTE TRABALHO OUVINDO MÚSICA PORTUGUESA DA MELHOR QUALIDADE, ABORDANDO INCLUSIVE O TEMA DESTE TRABALHO: OS VINHOS VERDES.
MUITO INTERESSANTE ESTE VÍDEO, COM O CANTOR ROBERTO LEAL
INTERPRETANDO "VERDE VINHO"
DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA - ANTES, PORÉM DE FALAR DE VINHOS, VAMOS APRENDER A DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE PORTUGAL, A FIM DE ADQUIRIRMOS NOÇÕES BÁSICAS DAS DIVERSAS DIVISÕES POLÍTICO-GEOGRÁFICAS PORTUGUESAS, CONHECIMENTOS QUE IRÃO FACILITAR A ABSORÇÃO DAS DIVERSAS REGIÕES VINÍCOLAS LUSAS..
PORTUGAL, COM UMA ÁREA TOTAL DE 92.065 QUILÔMETROS QUADRADOS, ESTÁ DIVIDIDO EM 11 (ONZE) PROVÍNCIAS CONTINENTAIS E DUAS AUTÔNOMAS (MADEIRA E AÇORES). AS ONZE LOCALIZADAS NO CONTINENTE, DO NORTE PARA O SUL, SÃO: MINHO, TRAS-OS-MONTES E ALTO DOURO, DOURO LITORAL, BEIRA ALTA, BEIRA LITORAL, BEIRA BAIXA, EXTREMADURA, RIBATEJO, ALTO ALENTEJO, BAIXO ALENTEJO E ALGARVE.
OS DISTRITOS PORTUGUESES SÃO 18 (DEZOITO) E SÃO, TAMBÉM DE NORTE PARA O SUL: VIANA DO CASTELO, BRAGA, VILA REAI, BRAGANÇA, PORTO, AVEIRO, VISEU, GUARDA, COIMBRA, CASTELO BRANCO, LEIRIA, SANTARÉM, PORTO ALEGRE, LISBOA, ÉVORA, SETÚBAL, BEJA E FARO. OS DISTRITOS ESTÃO DIVIDIDOS EM CONCELHOS (COM C), EQUIVALENTES AOS NOSSOS MUNICÍPIOS, EM NÚMERO DE 308, QUE POR SUA VEZ ESTÃO DIVIDIDOS EM 4.260 FREGUESIAS, EQUIVALENTES, AQUI NO BRASIL, AOS BAIRROS.
NOS MAPAS ACIMA, À ESQUERDA TEMOS O DETALHAMENTO DOS DISTRITOS E À DIREITA AS PROVÍNCIAS. NO QUADRADO AS DUAS PROVÍNCIAS AUTÔNOMAS DA MADEIRA E DOS AÇORES. NA FOTO AO LADO UM EMPLACAMENTO DE RUA, ONDE APARECEM O DISTRITO, O CONCELHO E A FREGUESIA.
O QUE SÃO VINHOS VERDES??? PORTUGAL É O ÚNICO PAÍS NO MUNDO AUTORIZADO A PRODUZIR OS CHAMADOS "VINHOS VERDES". ELES SÃO PRODUZIDOS EXCLUSIVAMENTE NA REGIÃO NOROESTE DO TERRITÓRIO PORTUGUÊS, REGIÃO CONHECIDA COMO "ENTRE DOURO E MINHO, EM ALTITUDES QUE VÃO DO NÍVEL DO MAR A 700 METROS DE ALTURA. A ORIGEM DO NOME É CONTROVERSA, NÃO HAVENDO UMA EXPLICAÇÃO ÚNICA, COESA, MESMO ENTRE OS ESPECIALISTAS E HISTORIADORES DA REGIÃO; ALGUNS DIZEM QUE SE DEVE À PAISAGEM CARACTERÍSTICA DO MINHO, ONDE A VEGETAÇÃO É INTENSA, FRONDOSA E SEMPRE VERDEJANTE. ENTRETANTO A MAIORIA DOS AUTORES ASSOCIA O NOME ÀS CONDIÇÕES DAS UVAS LOCAIS, PORQUE DÃO ORIGEM A VINHOS JUVENIS, COM ELEVADA ACIDEZ E BAIXO TEOR ALCÓOLICO, UM VINHO QUE NÃO AMADURECE COMO OS DEMAIS. ASSIM, O NOME VINHO VERDE SERIA UM CONTRAPONTO AO QUE EM PORTUGAL SE CHAMA VINHO MADURO.
NA FOTO DA ESQUERDA A FOZ DO RIO MINHO, DIVISA ENTRE ESPANHA E PORTUGAL, EXTREMO NORTE DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES. À DIREITA, A FOZ DO RIO DOURO, EXTREMO SUL DESSA REGIÃO.
HISTÓRIA:- O TERMO VINHO VERDE APARECE PELA PRIMEIRA VEZ NO SÉCULO XVII, MENCIONADO NUM DOCUMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE DO PORTO, DATADO DE 1.606. ALGUNS HISTORIADORES MENCIONAM QUE OS VINHOS VERDES FORAM OS PRIMEIROS A SEREM EXPORTADOS PARA O MERCADO EUROPEU, PRINCIPALMENTE PARA A INGLATERRA, FLANDRES (BÉLGICA) E ALEMANHA. JÁ A REGIÃO DEMARCADA DO VINHO VERDE FOI INSTITUÍDA EM 1.908 E REGULAMENTADA ENTRE OS ANOS DE 1.926 E 1.929. A LEGISLAÇÃO LEVOU EM CONTA ASPECTOS DE ORDEM CULTURAL, TIPOS DE VINHO, ENCEPAMENTO, CONDUÇÃO DOS VINHEDOS E MÉTODOS DE VINIFICAÇÃO. PELAS VARIAÇÕES EXISTENTES, FORAM ESTABELECIDAS, À ÉPOCA, SEIS SUB-REGIÕES: AMARANTE, BASTO, LIMA, MONÇÃO E PENAFIEL. ATUALMENTE OS VINHEDOS OCUPAM 70 MIL HECTARES, CORRESPONDENDO A ALGO EM TORNO DE 15% (QUINZE POR CENTO) DA ÁREA VITÍCOLA PORTUGUESA, DIVIDIDAS, NO MOMENTO, EM 9 (NOVE) SUB-REGIÕES: AMARANTE, AVE, BAIÃO, BASTO, CÁVADOS, LIMA, MONÇÃO E MELGAÇO, PAIVA E SOUSA.
,
ZEM ATÉ NO MEIO DA MATA, SEM UM SISTEMA DE CONDUÇÃO EFICIENTE.
AS VARIAÇÕES DA ESPALDEIRA:- OS TEMPOS MODERNOS NÃO DÃO ESPAÇO PARA ARROUBOS NOSTÁLGICOS, PRECÍPUAMENTE QUANDO OS RESULTADOS ESTÃO LIGADOS A BORDERÔS DE GRANDE PORTE, QUANDO OS CONCEITOS CENTENÁRIOS DE UMA REGIÃO VINÍCOLA ESTÃO EM JOGO. ENTRETANTO, A MODERNIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DAS VINÍCOLAS, A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, ENFIM, NÃO PODE SE TORNAR REALIDADE SE NÃO HOUVER, CONCOMITANTEMENTE, A REVOLUÇÃO NO CAMPO, LOCAL ONDE, NA VERDADE, TUDO COMEÇA, NOS VINHEDOS. A MELHORIA DO VINHO, SEJA ELE DO TIPO QUE FOR, ESTÁ INTRINSICAMENTE LIGADA À FORMA DE PLANTIO, CONDUÇÃO DOS VINHEDOS QUE PERMITAM MELHORES AERAÇÃO E INSOLAÇÃO, LIMITAÇÃO DE PRODUÇÃO POR HECTARE, FATORES PRIMÁRIOS MAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA, PARA COLOCAR NAS MÃO DE ENÓLOGOS COMPETENTES RECURSOS PARA A CONFECÇÃO DE VINHOS DE MELHOR QUALIDADE, MAIS LONGEVOS, DE MELHOR ESTRUTURA.
NO CONJUNTO DE FOTOS ACIMA TEMOS: À ESQUERDA O SISTEMA DE "RAMADA" OU LATADA CONVIVENDO, LADO A ALADO, COM O SISTEMA DE "BARDO"; À DIREITA O SISTEMA DE "BARDO" PROPRIAMENTE DITO E, EM BAIXO, UMA PLANTAÇÃO DE ÚLTIMA GERAÇÃO, COM PARREIRAS JÁ ENXERTADAS EM TUBOS DE SACOS PLÁSTICOS, EVITANDO-SE ASSIM, INCLUSIVE, ATAQUES DE ANIMAIS SILVESTRES. (CLIQUE NAS IMAGENS PARA VER EM DETALHES).
A MODERNIZAÇÃO OU GLOBALIZAÇÃO: AQUELES QUE QUEREM SE MANTER NO MERCADO DOS VINHOS, SEJA ELE DE QUE TIPO FOR, SEJA EM QUE REGIÃO ESTIVER, TERÃO OBRIGATORIAMENTE QUE SE ATUALIZAR, SE MODERNIZAR. NÃO HÁ OUTRO CAMINHO, OUTRA OPÇÃO. NA REGIÃO DOS VINHOS VERDES JÁ VEM ACONTECENDO HÁ ALGUM TEMPO ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO, ATITUDE QUE NÃO ESCAPA AOS OBSERVADORES MAIS ATENTOS: DESDE A PRODUÇÃO DE CEPAS JÁ ENXERTADAS-A REGIÃO CONTA COM A ESTAÇÃO VITIVINÍCOLA AMÂNDIO GALHANO-, INSTITUTO E CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO AVANÇADA, LOCALIZADA NO CONCELHO DE ARCOS DO VALVEDEZ INSTRUMENTO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS VINHAS NA REGIÃO DOS VINHOS VERDES. DESENVOLVIMENTO DE LEVEDURAS MAIS POTENTES, CONDUÇÃO DE PARREIRAS, MODERNIZAÇÃO DAS VINÍCOLAS (QUINTAS), PRODUÇÃO DE VINHOS VARIETAIS COM AS MELHORES UVAS DA REGIÃO, DECISÕES ACERTADAS QUE GARANTEM COM CERTEZA UMA FATIA DO MERCADO INTERNACIONAL DE VINHOS À REGIÃO QUE DETÉM 15% (QUINZE POR CENTO) DA PRODUÇÃO PORTUGUESA DE VINHOS.
ESTAÇÃO EXPERIMENTAL AMÂNDIO GALHANO, EM ARCOS DO VALDEVEZ, CENTRO IMPORTANTE DE PESQUISAS PARA A MODERNIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA VITI-VINICULTURA NA REGIÃO DOS VINHOS VERDES.
DESCRIÇÃO:- VERDE É UM VINHO MUITO LEVE, DE GRADUAÇÃO ALCÓOLICA BAIXA, BASTANTE ACIDEZ E AROMA FRUTADO. POR SUAS PROPRIEDADES NATURAIS, ESPECIALMENTE O ELEVADO TEOR DE ÁCIDO LÁTICO. É REFRESCANTE, IDEAL PARA AS ESTAÇÕES MAIS QUENTES DO ANO, PREFERENCIALMENTE PARA ACOMPANHAR REFEIÇÕES À BASE DE SALADAS, PEIXES E FRUTOS DO MAR. SUA MARCA REGISTRADA É A PRESENÇA DE UM POUCO DE GÁS REMANESCENTE DA FERMENTAÇÃO, OU ADICIONADO, QUE CAUSA A SENSAÇÃO DE CÓCEGAS NA BOCA. É O QUE SE DENOMINA "AGULHAS" DO VINHO VERDE, QUE É PRODUZIDO SOMENTE COM CASTAS PORTUGUESAS. DEVE SER DEGUSTADO NUMA TEMPERATURA ENTRE 8 A 10º GRAUS, E O MAIS IMPORTANTE: É UM VINHO PARA SER BEBIDO JOVEM
CASTAS AUTORIZADAS:- BRANCAS - ALVARINHO, ARINTO, AVESSO, AZAL, LOUREIRO E TRAJADURA.
CASTAS AUTORIZADAS:- TINTAS - VINHÃO OU SOUZÃO, RABO DE OVELHA E TOURIGA NACIONAL
AS SUB-REGIÕES DO VINHO VERDE SÃO NOVE:
AMARANTE:- COMPREENDE OS CONCELHOS DE AMARANTE E MARCO DE
CANAVESES;
CONCELHO DE AMARANTE - VISTA AÉREA
AVE: :- COMPREENDE OS CONCELHOS DE VILA NOVA DE FAMALICÃO,
FAFE, GUIMARÃES, SANTO TIRSO, TROFA, PÓVOA DE LANHOSO,
VIEIRA DO MINHO, PÓVOA DO VARZIM, VILA DO CONDE E O CON
CELHO DE VIZELA, COM EXCEÇÃO AS FREGUESIAS DE VIZELA
(SANTO ADRIÃO) E DE BARROSAS (SANTA EULÁLIA);
NAS FOTOS ACIMA TEMOS A CIDADE HISTÓRICA DE GUIMARÃES E A BELEZA
DO LITORAL DE PÓVOA DE VARZIM
BAIÃO: :- COMPREENDE OS CONCELHOS DE BAIÃO, RESENDE, COM EXCE
ÇÃO DA FREGUESIA DE BARRÔ E CINFÃES, COM EXCEÇÃO DAS
FREGUESIAS DE TRAVANCA E SOUSELO;
CONCELHO DE BAIÃO, NA SERRA DO MARÃO
BASTO: :- COMPREENDE OS CONCELHOS DE CABECEIRAS DE BASTO, CELO
CÁVADO: :- COMPREENDE OS CONCELHOS DE ESPOSENDE, BARCELOS, BRAGA,
VILA VERDE, AMARES E TERRAS DE BOURO;
NA FOTO ACIMA, VISÃO DE BRAGA ACIMA, A BONITA TERRAS DE BOURO
LIMA: :- COMPREENDE OS CONCELHOS DE VIANA DO CASTELO, PONTE DE
LIMA, PONTE DA BARCA E ARCOS DE VALDEVEZ;
NA FOTO À ESQUERDA, A CIDADE DE PONTE DE LIMA; À DIREITA A CIDADE DE ARCOS DE VALDEVEZ, QUE ABRIGA UM CENTRO DE PESQUISAS AVANÇADAS VOLTADAS PARA A VITI-VINICULTURA, O CENTRO AMÂNDIO GALHAMO.
MONÇÃO E
EM BAIXO, VISTA AÉREA DE MELGAÇO.
SOUZA: :- INTEGRANDO OS CONCELHOS DE PAÇOS DE FERREIRA, PAREDES,
LOUSADA, FELGUEIRAS, PENAFIEL E, NO CONCELHO DE VIZELA,
AS FREGUESIAS DE VIZELA (SANTO ADRIÃO) E DE BARROSAS
(SANTA EULÁLIA).
VÍDEO DO CONCELHO DE PAREDES, TUDO MUITO BONITO, INCLUSIVE A MÚSICA.VALE A PENA VER E OUVIR.
A REGIÃO E SUB-REGIÕES DO VINHO VERDE
ESTE VÍDEO PRATICAMENTE SINTETIZA TUDO O
QUE FOI DITO ACIMA. VALE A PENA VER!
EU QUERO QUE TODOS OS MEUS PATRÍCIOS DE FORMA PARTICULAR E OS AMANTES DOS VINHOS DE FORMA GERAL SAIBAM, QUE O TRABALHO ACIMA, EXTENSO POR SINAL, NÃO TRAZ NENHUMA GRANDE NOVIDADE, NENHUM DESCOBRIMENTO A RESPEITO DOS VINHOS VERDES. ENTRETANTO TENHO A CERTEZA QUE NADA HAVIA SIDO FEITO, ATÉ ESSA DATA, DE TÃO COMPLETO, TÃO ILUSTRADO COMO O QUE AÍ ESTÁ, A RESPEITO DA REGIÃO NOROESTE DE PORTUGAL. COMO PERFEIÇÃO NÃO EXISTE, QUALQUER DETALHE QUE POSSA, DE ALGUMA FORMA, MELHORÁ-LO, SERÁ BEM VINDO.
BRAZ CUBAS
EU QUERO QUE TODOS OS MEUS PATRÍCIOS DE FORMA PARTICULAR E OS AMANTES DOS VINHOS DE FORMA GERAL SAIBAM, QUE O TRABALHO ACIMA, EXTENSO POR SINAL, NÃO TRAZ NENHUMA GRANDE NOVIDADE, NENHUM DESCOBRIMENTO A RESPEITO DOS VINHOS VERDES. ENTRETANTO TENHO A CERTEZA QUE NADA HAVIA SIDO FEITO, ATÉ ESSA DATA, DE TÃO COMPLETO, TÃO ILUSTRADO COMO O QUE AÍ ESTÁ, A RESPEITO DA REGIÃO NOROESTE DE PORTUGAL. COMO PERFEIÇÃO NÃO EXISTE, QUALQUER DETALHE QUE POSSA, DE ALGUMA FORMA, MELHORÁ-LO, SERÁ BEM VINDO.
BRAZ CUBAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário