Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PARA AQUELES QUE AINDA NÃO SABEM

Alô Blogueiros:-

Em janeiro de 1.546 eu comandei a instalação da vila de Santos, exatos 14 anos depois que o meu amigo Martim Afonso de Souza ter tomado idêntica decisão, e instalado a vila de São Vicente. Esses fatos são de conhecimento geral, e fazem parte do currículo do ensino fundamental no Brasil.

INÍCIO DA VITIVINICULTURA NO BRASIL

Entretanto, o muito pouca gente sabe neste país, mesmo grande parte daqueles que trabalham e vivem dessa área da atividade humana, é que coube a mim o início da vitivinicultura em terras brasileiras. Quando as naus chegaram à baía de São Vicente, eu plantei as videiras que trouxemos da ilha da madeira e Açores numa colina alí bem próxima, hoje conhecida como morro dos Barbosas, onde se localiza a biquinha de Anchieta. Dezenove anos mais tarde, em 1551, isso já onde está localizada a zona leste da cidade de São Paulo, eu preparei os primeiros vinhos a partir das cepas que estou descrevendo em detalhes neste blog. Esses fatos são história; esses fatos ninguém pode mudar; quando for escrita a história do vinho brasileiro, espero não, tenho certeza de que as primeiras páginas deverão estar dedicadas à minha pessoa.
BRAZ CUBAS

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"NOVENTENA DA CONFRARIA BRAZ CUBAS"

Alô Amigos:-
Interrompendo a série "uvas que eu trouve para o Brasil", aproveito a oportunidade para informar aos participantes da confraria que leva o meu nome que estamos em "noventena", os quase 90 dias de dezembro, janeiro e fevereiro que, por motivo mais que óbvios, deixamos os proprietários dos restaurantes com suas preocupações voltadas para o atendimento dos turistas que invadem as nossas praias. Esse lapso de tempo nos permite planejarmos o que fazer nesse 2009, para torná-lo profícuo, eficiente e aprazível na melhoria dos conhecimentos de enologia dos nossos confrades, tarefa nada fácil diante das dificuldades encontradas pela maioria nos momentos que vivenciamos. Temos certeza de que, a partir do momento em que todos os interessados tenham conhecimento da materialização deste "blog", teremos sanado aquelas lacunas de informação que aconteceram nos quase cinco anos de existência da confraria; assim nos próximos dias, também através desta coluna, passaremos os detalhes da nossa primeira reunião do ano, com tema, data e local em que será realizada. Detalhe: aproveitem este canal de comunicação, através dos "comentários", para fazer perguntas, dirimir dúvidas e outros "quetais", ok???
BRAZ CUBAS