NÓS, DIRIGENTES DA MINHA CONFRARIA, TEMOS CONVICÇÃO DE QUE O CHAMPAGNE É POR MOTIVOS VÁRIOS UM VINHO DE EXCEÇÃO. VALE, PORTANTO, O ESFORÇO DOS FRANCESES NA LUTA DE RESGUARDAR PARA ELES NÃO, PARA A REGIÃO PARTICULARMENTE, A PROTEÇÃO, A SALVAGUARDA DO NOME CHAMPAGNE. VOU COMEÇAR UMA SÉRIE DE ARTIGOS A RESPEITO DESSA BEBIDA MARAVILHOSA, FALANDO DE UM DETALHE QUE AJUDA A RATIFICAR O QUE EU ACABEI DE MENCIONAR ACIMA. QUAL OUTRO VINHO NA FACE DA TERRA , QUAL OUTRA REGIÃO PODE DESENCADEAR ALGO PARECIDO AO QUE NA FRANÇA É CONHECIDO COMO "PLACOMUSOPHILIE", UM HOBBY", UMA PRÁTICA, MANIA FRANCESA DE COLECIONAR "PLAQUES DE MUSELETS", MANIA QUE ENVOLVE ALGO EM TORNO DE 50.000 COLECIONADORES, COM DIREITO A ALBUNS PARA COLECIONÁ-LAS, FEIRAS DE TROCAS, COMERCIO ESPECIALIZADO DE COMPRA E VENDA, ALÉM DE EDIÇÕES DE UM ANUÁRIO PARA CONTROLE DOS COLECIONARES.
NESTAS 5 FOTOS VEMOS UMA FEIRA DE COMPRAS E TROCAS, UM ALBUM PARA COLECIONAR "PLAQUES", A "PLAQUE DA VEUVE CLICQUOT", UM CARTAZ DA FEIRA MUNDIAL DE 2.012 EM PARIS, E O ANUÁRIO PARA CONTROLE DOS COLECIONARES.
NA FOTO ABAIXO AS "PLAQUES" TRAZIDAS POR NÓS DI-
RETAMENTE DA CAPITAL DE CHAMPAGNE, ÉPERNAY. À
ESQUERDA VE-SE UMA PEÇA ARTEZANAL FEITA EM MA-
DEIRA, COM REBAIXOS PARA ENCAIXE DAS "CAPSULES".
O QUE É UMA "PLAQUE DE MUSELET"? - "PLAQUE DE MUSELET" OU CÁPSULA DE "MUSELET" É UMA CHAPINHA CÔNCAVA DE METAL QUE COBRE A ROLHA DE CORTIÇA DO CHAMPAGNE OU VINHO ESPUMANTE, COM QUATRO PONTOS REBAIXADOS QUE SERVEM DE FIXAÇÃO PARA A GAIOLA DE ARAME, O "MUSELET" PROPRIAMENTE DITO, QUE TEM A FINALIDADE DE IMPEDIR QUE A ROLHA SEJA EXPELIDA EM FUNÇÃO DA PRESSÃO INTERNA EXISTENTE NA GARRAFA, ALÉM DE EVITAR ATAQUE DE RATOS À CORTIÇA. AS "PLAQUES DE MUSELET" SE TORNARAM UM "HOBBY" E SUSCETÍVEL DE SEREM COLECIONADAS, PORQUE NA SUA FACE EXTERNA VÊM ESTAMPADAS TODA SORTE DE DATAS, NOMES DE CIDADES, "CHATEAUX", PERSONAGENS ANTIGOS E ATUAIS QUE TEM TUDO OU ALGUMA COISA A VER COM A PRODUÇÃO E/OU O COMÉRCIO DESSA BEBIDA MÁGICA. EXISTEM "MAISONS" DE CHAMPAGNE QUE EMITEM SÉRIES COMEMORATIVAS COMO NA CAIXINHA À DIREITA DA FOTOGRAFIA ACIMA, EDITADAS PELA "MAISON CASTELLET", ASSIM COMO SE PRODUZEM PEÇAS DE ARTEZANATO EM MADEIRA COM REBAIXOS, TAMBÉM COM A FINALIDADE DE ALI FIXAREM "PLAQUES DE MUSELETS" O TERMO É DERIVADO DO VERBO FRANCÊS "MUSELER" QUE SIGNIFICA COLOCAR FOCINHEIRA EM ALGUM ANIMAL, QUE NO CASO DOS VINHOS ESPUMANTES TEM TUDO A VER, PORQUE O "MUSELET" LEMBRA MUITO UMA FOCINHEIRA COLOCADA NO GARGALO DA GARRAFA.
A PLACOMUSOFILIA ESTÁ NO FIM? TERÁ A "PLAQUE DE MUSELET" OU "CAPSULE" COMO PREFEREM DIZER OS COLECIONARES, O MESMO DESTINO DA ROLHA DE CORTIÇA, QUE PELO ANDAR DA CARRUAGEM FICARÁ RESTRITA AOS VINHOS LONGEVOS DESTINADOS À GUARDA? COM O INTÚITO DE ECONOMIZAR ALGUNS METROS DE ARAME, OU MUITOS METROS NO CASO DOS GRANDES PRODUTORES DE CHAMPAGNE, VEM SENDO DESENVOLVIDO UM MUSELET COM TRÊS PONTOS DE SUSTENTAÇÃO E CANALETAS QUE PASSAM PELO CENTRO DA PLACA (VER FOTO ABAIXO), INVIABILIZANDO OU DIFICULTANDO ASSIM O DESENVOLVIMENTO DE PLACAS COM INSCRIÇÕES, FOTOS OU DESENHOS. UM PECADO, NÃO É VERDADE???
À ESQUERDA O "MUSELET DE QUATRO REBAIXOS E A DIREITA O MODELO NOVO COM TRES REBAIXOS
O VÍDEO ABAIXO MOSTRA A PAIXÃO FRANCESA PELA PLACOMUSOFILIA
BRAZ CUBAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário