A RIVALIDADE ENOLÓGICA EXISTE, É PALPÁVEL. EN-
TRETANTO, NÃO EXISTE ITALIANO OU ALIENÍGENA
INSENSÍVEL ÀS BELEZAS NATURAIS DA REGIÃO TOSCANA, OK?
NO MAPA ACIMA TEMOS A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO TOSCANA NO MAPA DA ITÁLIA. NO MAPA ABAIXO A REGIÃO TOSCANA COM SUAS PROVÍNCIAS.
A REGIÃO TOSCANA (EM DESTAQUE NO MAPA DA ITÁLIA) TEM FORMA TRIANGULAR COM EXATOS 23.000 QUILÔMETROS QUADRADOS DE EXTENSÃO. É FORMADA POR DEZ PROVÍNCIAS, QUE SÃO EM ORDEM ALFABÉTICA, AREZZO, FIRENZE, GROSSETO, LIVORNO, LUCCA, MASSA-CARRARA, PISA, PISTOIA, PRATO E SIENA, , ONDE VIVEM 3.745.786 HABITANTES PELO SENSO DE 2.010. SEUS 400 QUILÔMETROS DE COSTA MARÍTIMA SÃO BANHADOS POR DOIS MARES: LIGÚRIA E TIRRENO. AO LONGO DA COSTA EXISTEM NUMEROSAS ILHAS, SENDO ELBA A PRINCIPAL DELAS, TERCEIRA MAIOR EM EXTENSÃO DA ITÁLIA. O PONTO CULMINANTE É O MONTE PISANINO, COM 1.946 METROS DE ALTITUDE E O RIO PRINCIPAL É O ARNO, QUE ATRAVESSA AS CIDADES DE FIRENZE E PISA.
NO VÍDEO ACIMA UMA RÁPIDA NOÇÃO DO MUSEU A
CÉU ABERTO QUE É A CIDADE DE FIRENZE. IMPERDÍVEL,
TANTO PARA VER O VÍDEO COMO PARA VISITÁ-LA
A CAPITAL FIRENZE: CAPITAL DA REGIÃO TOSCANA E SUA PRINCIPAL CIDADE COM 373.446 HABITANTES, NUMERO QUE CHEGA A 1.500.000 DE HABITANTES SE CONTARMOS SUA ÁREA METROPOLITANA, QUE INCLUI AS PROVÍNCIAS DE PISTOIA E PRATO. FIRENZE JÁ FOI CAPITAL DA ITÁLIA POR CINCO ANOS, ENTRE 1.865 E 1.871.
A RAINHA TOSCANA - FALAR DA TOSCANA NOS ENLEVA DE TAL FORMA, QUE QUASE NOS ESQUECEMOS QUE O NOSSO ASSUNTO AQUI É O VINHO. A RAINHA TOSCANA É A UVA SANGIOVESE. PONTO. EMBORA SEJA PLANTADA EM QUASE TODO O TERRITÓRIO ITALIANO, É NA REGIÃO TOSCANA QUE ELA EXERCE TODA A SUA MAJESTADE, ONDE SÃO PRODUZIDOS OS GRANDES VINHOS COM ESSA VARIEDADE DE UVA: OS BRUNELLOS DE MONTALCINO, OS MORELLINOS DE SCANSANO, OS NOBILE DE MONTEPULCIANO, OS CHIANTI CLÁSSICOS, OS BASTARDOS? SUPER TOSCANOS, BASTARDOS PORQUE SE UTILIZAM DE UMA PEQUENA PARCELA DAS INTERNACIONAIS CABERNET FRANC E CABERNET SAUVIGNON, FATO QUE NÃO OS PERMITE OSTENTAR NO RÓTULO A SIGLA DOCG.ELES SÃO APENAS IGT (INDICAÇÃO GEOGRÁFICA TÍPICA). A SANGIOVESE É DIVIDIDA EM DUAS CATEGORIAS: A SANGIOVESE GROSSO, PORQUE TEM OS BAGOS GRANDES, E A SANGIOVESE PICCOLO, CUJOS BAGOS SÃO MENORES. A PRIMEIRA ESTÁ PRATICAMENTE RESTRITA À REGIÃO DE MONTALCINO, ONDE É CONHECIDA COMO BRUNELLO E À MONTEPULCIANO, ONDE LEVA O NOME DE PRUGNOLO GENTILE. AMBAS, ENTRETANTO, CLONES DA "MADRE" - MÃE - SANGIOVESE.
A FOTO DA ESQUERDA MOSTRA UM CACHO DE UVAS SANGIOVESE GROSSO. À DIREITA A FOLHA DA SANGIOVESE E, EM BAIXO, A SANGIOVESE PICCOLO.
NOS DIAS EM QUE VIVEMOS OS INICIADOS EM ENOLOGIA NÃO SE CONTENTAM MAIS EM SABER QUE UMA DETERMINADA UVA PERMITE A PRODUÇÃO DE UM VINHO EXCEPCIONAL; QUEREM SABER AS ORIGEM DE UMA DETERMINADA PARREIRA, QUEREM SABER SUA ORIGEM FAMILIAR, GENEALOGIA PURA, COMO FAZEMOS COM OS SERES HUMANOS. FOI NO FINAL DO SÉCULO XX QUE OS AMPELÓGRAFOS (ESTUDIOSOS DAS PARREIRAS) COMEÇARAM A UTILIZAR OS RECURSOS DE "DNA" PARA DETERMINAR AS ORIGENS GENÉTICAS DAS PARREIRAS MAIS FAMOSAS. A PRIMEIRA DELAS, O ESTUDO PRECURSOR, REALIZADO NA UNIVERSIDADE DA CALIFORNIA, EM DAVIS, POR UMA EQUIPE CHEFIADA PELA DRA. CAROLE MEREDITH, FOI A CABERNET SAUVIGNON. O SEQUENCIAMENTO GENÉTICO DETERMINOU QUE OS PAIS DA RAÍNHA DAS UVAS TINTAS SÃO A CABERNET FRANC E A SAUVIGNON BLANC, ISTO AGORA, COISA RECENTE, NO ANO DE 1.997. NO QUE CONCERNE À SANGIOVESE, QUE É O ASSUNTO QUE NOS INTERESSA NO MOMENTO, OS ESTUDOS FORAM DESENVOLVIDOS NO DEPARTAMENTO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DO CENTRO DE PESQUISA DO IASMA - (ISTITUTO AGRARIO SAN MICHELE ALL'ADIGE -TRENTO- ITÁLIA) POR UMA EQUIPE COMANDADA PELA PESQUISADORA DRA. MARIA STELLA GRANDO, EQUIPE DA QUAL FAZ PARTE O PESQUISADOR JOSÉ F. VOUILLAMOZ, QUE TRABALHOU TAMBÉM NA EQUIPE DA DRA. CAROLE MEREDITH, NA CALIFORNIA. OS OUTROS FORMADORES DA EQUIPE SÃO: A.MONACO, L.CONSTANTINI, M.STEFANINI E A.SCIENZA. O COMPLEXO TRABALHO DESENVOLVIDO POR ESSA EQUIPE RESULTOU NO ANÚNCIO QUE OS PAIS DA UVA SANGIOVESE SÃO AS CILIEGIOLO E CALABRESE MONTENUOVO, PESQUISA EXTENUANTE SE LEVARMOS EM CONTA QUE A ESPÉCIE CALABRESE MONTENUOVO ESTÁ PRATICAMENTE EXTINTA, TENDO SIDO DESCOBERTA, POR PURA OBRA DO ACASO, ALGUMAS DEZENAS DE PARREIRAS NUMA PROPRIEDADE PARTICULAR NA REGIÃO DE CAMPANIA.
NA FOTO À ESQUERDA A CALABRESE MONTENUOVO. À DIREITA A CILIEGIOLO.
NOS MAPAS ACIMA TEMOS, À ESQUERDA, A REGIÃO DE CAMPANIA E, |À DIREITA, A REGIÃO DA CALABRIA. ESSA PROXIMIDADE GEOGRÁFICA PROPICIOU, FACILITOU A POLINIZAÇÃO NATURAL, ATRAVÉS DAS "APIS" EUROPÉIAS.
POLINIZAÇÃO:- É O ATO DA TRANSFERÊNCIA DE CÉLULAS REPRODUTIVAS MASCULINAS (NÚCLEOS ESPERMÁTICOS) ATRAVÉS DOS GRÃOS DE PÓLEN QUE ESTÃO LOCALIZADOS NAS ANTENAS DE UMA FLOR, PARA O RECEPTOR FEMININO (ESTIGMA) DE OUTRA FLOR DA MESMA ESPÉCIE. PODE-SE AFIRMAR QUE A POLINIZAÇÃO É O ATO SEXUAL DAS PLANTAS ESPERMATÓFITAS (QUE TEM SEMENTES), JÁ QUE É ATRAVÉS DESSE PROCESSO QUE O GAMETA MASCULINO PODE ALCANÇAR O GAMETA FEMININO E FECUNDÁ-LO. A POLINIZAÇÃO PODE SER BIÓTICA, OU SEJA, SER FEITA COM A AJUDA DE SERES VIVOS, OU ABIÓTICA, ATRAVÉS DE FATORES AMBIENTAIS, COMO O VENTO, POR EXEMPLO. EXISTEM MAIS DE DEZ TIPOS DE POLINIZAÇÃO, SENDO A QUE NOS INTERESSA DENOMINADA ENTOMÓFILA (DO GREGO ENTOMOS, INSETO), AÇÃO EXERCIDA POR INSETOS, MAS QUASE ESSENCIALMENTE USADA PARA ABELHAS, VESPAS E MOSCAS.
SAN GIMIGNANO:
LOCALIZAÇÃO DE SAN GIMIGNANO: O MAPA MOSTRA A LOCALIZAÇÃO DE SAN GIMIGNANO NA PROVÍNCIA DE SIENA:
SAN GIMIGNANO: SAN GIMIGNANO, LOCALIZADA NO EXTREMO NOROESTE DA PROVÍNCIA DE SIENA, SE SITUA NAS COLINAS QUE DOMINAM O VALE DO PEQUENO RIO ELSA QUE TEM EXATAMENTE 63 QUILÔMETROS. TOMBADA PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, É CONHECIDA COMO A MANHATTAN MEDIEVAL POR CAUSA DAS SUAS INÚMERAS TORRES, CONSTRUÍDAS COMO DEMONSTRAÇÃO DE GRANDEZA E PODERIO DAS FAMÍLIAS MAIS ABASTADAS DA ÉPOCA. ESSAS CONSTRUÇÕES ATINGIRAM A INCRÍVEL MARCA DE 72 UNIDADES SE LEVARMOS EM CONTA O TAMANHO CIDADE, MUITO PEQUENA, RESTANTO HOJE APENAS 14, SENDO QUE A MAIS ALTA TEM 54 METROS DE ALTURA, CONHECIDA COMO TORRE GROSSA (GRANDE), A ÚNICA ONDE SÃO AUTORIZADAS VISITAS TURÍSTICAS COM GUIA. SAN GIMIGNANO, DE ORIGEM ETRUSCA, NOS REMETE AO TERCEIRO SÉCULO ANTES DE CRISTO. ENTRETANTO É SOMENTE NOS ANOS 900 QUE COMEÇA O PERIODO DE CRESCIMENTO, AINDA COM O NOME DE SANTO VESCOVO DI MODENA. A SUA FAMA E APOGEU ACONTECERAM BASICAMENTE EM FUNÇÃO DE SUA POSIÇÃO GEOGRÁFICA ESTRATÉGICA, UMA VEZ QUE OS PONTOS PRINCIPAIS DA CIDADE ESTÃO ASSENTADOS SOBRE DOIS EIXOS VIÁRIOS DE EXTRAORDINÁRIA IMPORTÂNCIA PARA A ÉPOCA: A VIA FRANCIGENA, DE SENTIDO NORTE-SUL, PARTE DA CIDADE DE CANTERBURY, CONDADO DE KENT, NO SUDESTE DA INGLATERRA, ONDE EXISTE UMA IMPORTANTE E MILENAR CATEDRAL, CHEGANDO ATÉ DA CIDADE DE ROMA, A ETERNA, COM O INTÚITO DE FACILITAR O TRÂNSITO DAS HORDAS DE PELEGRINOS, VIA QUE LEVAVA TAMBÉM A MAIS DOIS POLOS DE PEREGRINAÇÃO INDISCUTÍVEIS, SANTIAGO DE COMPOSTELA E JERUSALEM. A OUTRA ESTRADA, NO SENTIDO LESTE-OESTE, LIGA AS CIDADES DE SIENA A PISA.
AS TRES FOTOS DÃO UMA DIMENSÃO DA GRANDIOSIDADE E IMPORTÂNCIA DESSA CIDADE QUANDO EM SEUS DIAS DE GLÓRIA. AGORA QUE SÃO 14 AS TORRES, IMAGINEMOS COMO DEVE TER SIDO IMPONENTE QUANDO ELAS ERAM 72.
O VÍDEO ABAIXO, NOS FAZ VOLTAR A UM
PASSADO LONGÍNQUO
PASSADO LONGÍNQUO
VERNACCIA DI SAN GIMIGNANO: COM UMA UVA TINTA DA MAGNITUDE E IMPORTÂNCIA DA SANGIOVESE, AS REPRESENTANTES BRANCAS PASSAM QUASE QUE DESPERCEBIDAS, ENTRANDO, QUANDO MUITO, NOS CORTES DOS VINHOS FAMOSOS DA REGIÃO. ENTRETANTO, NÃO É O QUE ACONTECE QUANDO FALAMOS DA VERNACCIA DI SAN GIMIGNANO. O VINHO PRODUZIDO COM A VERNACCIA DETÉM O PRIVILÉGIO DE TER SIDO A PRIMEIRO A DETENTAR A SIGLA DOC. ITALIANA NO ANO DE 1.966, PASSANDO A SER DOGC ATRAVÉS DO DECRETO MINISTERIAL DE 9 DE JULHO DE 1.993. SEGUNDO DOCUMENTOS HISTÓRICOS A UVA VERNACCIA FOI TRAZIDA PARA A REGIÃO POR UM TAL DE VIERI DE BARDI, AO REDOR DO ANO DE 1.200. A VERNACCIA RESULTA NUM VINHO SECO, DE BOM CORPO, BOA PERSISTÊNCIA, COM RETROGOSTO TENDENDO A UM LEVE AMARGOR. OS VINHEDOS ESTÃO SITUADOS NAS ENCOSTAS DAS COLINAS, EM TERRENOS DO PERÍODO PLIOCÊNICO, CONTITUÍDO DE AREIAS AMARELAS E ARGILA ARENOSA, NÃO PODENDO OS VINHEDOS LOCADOS ACIMA DE 500 METROS DE ALTITUDE DO NÍVEL DO MAR.
E A GARRAFA DO VINHO RESULTANTE.
MONTALCINO:
O MAPA ACIMA ASSINALA A POSIÇÃO EXATA DA CIDADE DE MONTALCINO
NA PROVÍNCIA DE SIENA. (NO ALTO À ESQUERDA, APENAS PARA RECORDAR,
FICA A CIDADE DE SAN GIMIGNANO)
NAS FOTOS, A CIDADE DE MONTALCINO. À DIREITA A FORTALEZA QUE DOMINA A
ENTRADA DA URBE.
NA FOTO ACIMA A ABADIA DE SANT'ANTIMO, CUJA
CONTRUÇÃO PRIMEIRA FOI AUTORIZADA ATRAVÉS
DE UM DOCUMENTO DO ANO DE 814, DOCUMENTO
ONDE APARECE PELA PRIMEIRA VEZ A CITAÇÃO DA
CIDADE DE MONTALCINO.
MONTALCINO: É OUTRA CIDADE MEDIEVAL ENCRAVADA NAS COLINAS DA REGIÃO TOSCANA, MAIS PROPRIAMENTE NA PROVÍNCIA DE SIENA, EXTRAORINARIAMENTE CONHECIDA NO MUNDO DO VINHO PELA PRODUÇÃO DO FAMOSO BRUNELLO DI MONTALCINO, CUJA UVA É CONHECIDA COMO BRUNELO, UM CLONE DA UVA SANGIOVESE. AS CIDADES NO PRINCÍPIO DOS TEMPOS ERAM CONSTRUÍDAS EM LOCAIS ALTOS, ÓBVIAMENTE PARA DIFICULTAR A INCURSÃO DE POSSÍVEIS INVASORES. OUTRA EVIDÊNCIA É A PRESENÇA SEMPRE DE UM CURSO D'ÁGUA: MONTALCINO DOMINA O VALE DO RIO ORCIA E, GRAÇAS À SUA ALTITUDE QUE POSSIBILITA A TODOS UMA VISÃO PRIVILEGIADA DA REGIÃO, ALCANÇA AINDA OS VALES DOS RIOS OMBRONE E ASSO. HOJE COM POUCO MAIS DE 5.000 HABITANTES, AS COLINAS ONDE SE ENCONTRA MONTALCINO APRESENTA RESQUÍCIOS DE PRESENÇA HUMANA DESDE DOS TEMPOS ETRUSCOS, EMBORA A PRIMEIRA MENSÃO SOBRE A EXISTÊNCIA DA CIDADE REMONTA AO SÉCULO IX, NUM DOCUMENTO DO ANO DE 814 ASSINADO PELO IMPERADOR LUDOVIO, IL PIO, CONCEDENDO ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DA ABADIA DE SANTO ANTIMO.
BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG: O FAMOSO BRUNELLO DI MONTALCINO É PRODUZIDO COM A UVA "BRUNELLO" QUE NADA MAIS É DO QUE UM CLONE DA SANGIOVESE. AS UVAS DEVEM SER PLANTADAS NAS ENCOSTAS DAS COLINAS DA REGIÃO DANDO-SE ÊNFASE À INSOLAÇÃO PLENA, NÃO PODENDO ESSE PLANTIO ULTRAPASSAR A ALTITUDE MÁXIMA DE 600 METROS DO NÍVEL DO MAR.
ROSSO DI MONTALCINO DOC: O PRIMO POBRE DO BRUNELLO. AQUI CABE A PERGUNTA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS, SE AMBOS SÃO PRODUZIDOS COM 100% (CEM POR CENTO) DO MESMO TIPO DE UVA? A RESPOSTA É DADA PELOS ENÓLOGOS QUE DETERMINAM NOS VINHEDOS, NA HORA DA COLHEITA E NUM DETERMINADO VINHEDO, QUE TIPO DE VINHO IRÃO PRODUZIR COM AQUELAS UVAS, BASEANDO-SE NA INSOLAÇÃO RECEBIDA E O CONSEQUENTE NÍVEL DE AÇÚCAR PRODUZIDO, UTILIZANDO-SE PARA ESSE FIM UM APARELHO DENOMINADO REFRATÔMETRO. O SUCO DAS UVAS DO ROSSO DI MONTALCINO DEVEM CONTER UM NÍVEL DE AÇÚCAR QUE GARANTAM UM MÍNIMO DE 11,5° DE VOLUME ALCÓOLICO DEPOIS DA FERMENTAÇÃO TERMINADA. PARA A PRODUÇÃO DOS BRUNELLOS, E AÍ VEM UMA PARTE DA RESPOSTA À PERGUNTA SUPRA, ESSA GARANTIA MÍNIMA DEVE SER DE 12º DE VOLUME ALCÓOLICO. QUANDO UM ENÓLOGO DEFINE QUE UM DETERMINADO VINHEDO SERÁ USADO PARA A PRODUÇÃO DO BRUNELLO, DEVERÁ MARCAR O LOCAL COM UMA PLAQUETA COM A INSCRIÇAO "VINHA", PARA CONTROLE DAS AUTORIDADES LOCAIS. PARA OS ENÓFILOS MENOS INICIADOS, É BOM SABER, EM NÚMEROS ARRENDONDADOS, QUE CADA 17 GRAMAS DE AÇÚCAR NO MOSTO SE TRANSFORMAM EM 1 (UM) GRAU ALCÓOLICO QUANDO TERMINADA A FERMENTAÇÃO. PARA AFERIR-SE O GRAU ALCÓOLICO DE UM VINHO, O APARELHO UTILIZADO DENOMINA-SE EBULIÔMETRO. ASSIM, CÁLCULO EXECUTADO, QUANDO O MOSTO APRESENTAR UM MÍNIMO DE 204 GRAMAS DE AÇÚCAR, O VINHEDO TERÁ AS CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA A PRODUÇÃO DO BRUNELLO.
ROSSO DI MONTALCINO DOC: O PRIMO POBRE DO BRUNELLO. AQUI CABE A PERGUNTA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS, SE AMBOS SÃO PRODUZIDOS COM 100% (CEM POR CENTO) DO MESMO TIPO DE UVA? A RESPOSTA É DADA PELOS ENÓLOGOS QUE DETERMINAM NOS VINHEDOS, NA HORA DA COLHEITA E NUM DETERMINADO VINHEDO, QUE TIPO DE VINHO IRÃO PRODUZIR COM AQUELAS UVAS, BASEANDO-SE NA INSOLAÇÃO RECEBIDA E O CONSEQUENTE NÍVEL DE AÇÚCAR PRODUZIDO, UTILIZANDO-SE PARA ESSE FIM UM APARELHO DENOMINADO REFRATÔMETRO. O SUCO DAS UVAS DO ROSSO DI MONTALCINO DEVEM CONTER UM NÍVEL DE AÇÚCAR QUE GARANTAM UM MÍNIMO DE 11,5° DE VOLUME ALCÓOLICO DEPOIS DA FERMENTAÇÃO TERMINADA. PARA A PRODUÇÃO DOS BRUNELLOS, E AÍ VEM UMA PARTE DA RESPOSTA À PERGUNTA SUPRA, ESSA GARANTIA MÍNIMA DEVE SER DE 12º DE VOLUME ALCÓOLICO. QUANDO UM ENÓLOGO DEFINE QUE UM DETERMINADO VINHEDO SERÁ USADO PARA A PRODUÇÃO DO BRUNELLO, DEVERÁ MARCAR O LOCAL COM UMA PLAQUETA COM A INSCRIÇAO "VINHA", PARA CONTROLE DAS AUTORIDADES LOCAIS. PARA OS ENÓFILOS MENOS INICIADOS, É BOM SABER, EM NÚMEROS ARRENDONDADOS, QUE CADA 17 GRAMAS DE AÇÚCAR NO MOSTO SE TRANSFORMAM EM 1 (UM) GRAU ALCÓOLICO QUANDO TERMINADA A FERMENTAÇÃO. PARA AFERIR-SE O GRAU ALCÓOLICO DE UM VINHO, O APARELHO UTILIZADO DENOMINA-SE EBULIÔMETRO. ASSIM, CÁLCULO EXECUTADO, QUANDO O MOSTO APRESENTAR UM MÍNIMO DE 204 GRAMAS DE AÇÚCAR, O VINHEDO TERÁ AS CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA A PRODUÇÃO DO BRUNELLO.
NAS FOTOS ACIMA RÓTULOS DOS DOIS VINHOS FAMOSOS DE MONTALCINO
MONTEPULCIANO:- OUTRA LOCALIDADE CONHECIDA EM FUNÇÃO DO SEU VINHO FAMOSO, O NOBILE DE MONTEPULCIANO, PRODUZIDO COM A UVA PRUGNOLO GENTILE, TAMBÉM CLONE DA UVA SANGIOVESE. O NOME DESSA VARIEDADE SE ORIGINA DE "PRUGNA" (AMEIXA EM ITALIANO), PELA SUA COR VIOLÁCEA, QUASE ROXA.
O MAPA MOSTRA A POSIÇÃO EXATA DA CIDADE DE MONTEPULCIANO NA PROVÍNCIA DE SIENA, O QUE SE TORNA DE FÁCIL DEDUÇÃO A IMPORTÂNCIA DESSA PROVÍNCIA PARA A REGIÃO TOSCANA. MONTEPULCIANO SE LOCALIZA NO LESTE DA PROVÍNCIA DE SIENA, EXATAMENTE NA DIVISA COM A CIDADE DE CORTONA NA PROVÍNCIA DE AREZZO, TAMBÉM LOCALIZADA NO .
À ESQUERDA UMA VISTA AÉREA DE MONTEPULCIANO; À DIREITA AO FUNDO, A PIAZZA GRANDE, PRAÇA PRINCIPAL DA CIDADE
NÓBILE DI MONTEPULCIANO: ESTE É O NOME DO GRANDE VINHO DA CIDADE. COMO ACONTECE EM TODA A REGIÃO, OS VINHEDOS DEVEM ESTAR COLOCADOS NAS ENCOSTAS DAS COLINAS, TUDO EM FUNÇÃO DO "TERROIR", PRINCIPALMENTE EM FUNÇÃO DE UMA INSOLAÇÃO MAIOR E MELHOR DISTRIBUÍDA NOS VINHEDOS. É PRODUZIDO COM UM CLONE DA UVA SANGIOVESE GROSSO (GRANDE), QUE NA REGIÃO RECEBE O NOME DE PRUGNOLO GENTILE.
NAS FOTOS ACIMA UM RÓTULO DA REGIÃO, O SELO OFICIAL, E SANGIOVESE GROSSO (GRANDE), QUE NA REGIÃO TEM O NOME DE PRUGNOLO GENTILE.
SCANSANO: É UMA CIDADE LOCALIZADA NO CENTRO-SUL DA PROVÍNCIA DE GROSSETO, ENCRAVADA NO TOPO DAS COLINAS GROSSETANAS, CONFINANDO COM A REGIÃO DENOMINADA DE MAREMMA, QUE É UMA LONGA FAIXA MARÍTIMA NA REGIÃO DO MAR TIRRENO, CUJO ORGULHO ESTÁ NO ESTILO DE VIDA BASEADO NO RESPEITO ÀS NATUREZA, CULTURA E TRADIÇÕES DESSA PARTE DA ITÁLIA.
O MAPA ACIMA MOSTRA A POSIÇÃO EXATA DA CIDADE DE SCANSANO, NA PROVÍNCIA DE GROSSETO.
"QUESTA È SCANSANO" ESTA É SCANSAN
O VÍDEO MOSTRA ALGUMA COISA DA CI-
DADE, MAS DEIXA A DESEJAR.
MORELLINO DI SCANSANO É O VINHO DOCG PRODUZIDO COM UM CLONE DA UVA SANGIOVESE, CUJO "DISCIPLINARE" -REGRAS QUE DICIPLINAM A PRODUÇÃO DE UM VINHO NA ITÁLIA-, DETERMINA QUE ESSE VINHO DEVE SER PRODUZIDO COM UM MÍNIMO DE 85% DA UVA QUE NESTA LOCALIDADE TEM O NOME DE MORELLINO. AS UVAS DESTINADAS À PRODUÇÃO DO MORELLINO DI SCANSANO, INCLUSIVE OS RESTANTES 15%, DE UVAS TINTAS DIVERSAS DEVEM SER PRODUZIDAS NA REGIÃO COMPREENDIDA NA FAIXA DE COLINA DA PROVÍNCIA DE GROSSETO ENTRE OS RIOS OMBRONE E ALBEGNA, QUE INCLUE O TERRITÓRIO INTEIRO DA CIDADE DE SCANSANO, E PARTE TERRITORIAL DAS CIDADES DE MANCIANO, MAGLIANO DA TOSCANA, GROSSETO, CAMPAGNATICO, SEMPRONIANO E ROCCALBEGNA.
NA FOTO DA ESQUERDA UMA IMAGEM DO RIO OMBRONE. À DIREITA, IMAGEM DO RIO ALBEGNA. ESSES RIOS FIXAM OS LIMITES DA REGIÃO ONDE É PRODUZIDO O VINHO MORELLINO DI SCANSANO.
AO ENCERRAR ESTA POSTAGEM FICA A PERGUNTA: E OS CHIANTIS, HEIN?? EVIDENTEMENTE NÃO OS ESQUECEMOS. AO CONTRÁRIO, SEGUNDO MINHA OPINIÃO, SE TRATA DO VINHO LEGENDA, ÍCONE DA TOSCANA, NÃO FICANDO RESTRITO, INCLUSIVE, APENAS A UMA PROVÍNCIA, MAS ESPALHADO QUASE QUE POR TODA A REGIÃO TOSCANA. FALAREMOS DELES NUMA POSTAGEM EXCLUSIVA, OK???
BRAZ CUBAS