Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de março de 2012

VINHOS - A REGIÃO DO JEREZ

ALÔ AMIGOS:


                                       O GOLFO DE CÁDIZ

SE HOJE EU TIVESSE QUE SUGERIR UMA VIAGEM ENOGRASTRÔMICA AO INICIADOS OU NÃO NO MUNDO  ENCANTADO DOS VINHOS, COM CERTEZA DIRIA PARA QUE TODOS DIRECIONASSEM  SUA ATENÇÃO AO GOLFO DE CÁDIZ, NA EXTREMIDADE SUDOESTE DA PENÍNSULA IBÉRICA, ONDE A ESPANHA CONFINA COM A MINHA PÁTRIA QUERIDA, PORTUGAL, ALEM DE POSSUIR O PORTÃO DE ENTRADA PARA O MAR MEDITERRÂNEO, QUE É  O ESTREITO DE GIBRALTAR.
                                  

NO GOLFO DE CÁDIZ SE ENCONTRA  PUERTO DE SANTA MARIA,  CIDADE QUE É UM DOS VÉRTICES DO TRIÂNGULO QUE, JUNTAMENTE COM JEREZ DE LA FRONTERA E SANLÚCAR DE BARRAMEDA,  FORMAM  A REGIÃO DEMARCADA DO JEREZ,  UMA REGIÃO VINÍCOLA QUE DEVERIA MERECER UMA ATENÇÃO BEM MAIOR DO QUE TEM DE TODOS AQUELES QUE DE ALGUMA MANEIRA ESTÃO ENVOLVIDOS COM A ENOLOGIA, POR UMA SÉRIE DE RAZÕES: A  REGIÃO É MUITO BONITA COM CLIMA QUENTE BEM AO GOSTO DOS BRASILEIROS, GASTRONOMIA ESPLÊNDIDA,  UVAS AUTÓCTONES (DO LUGAR), SISTEMA DE VINIFICAÇÃO DIFERENCIADO (SOLERA) E, PARA COMPLETAR,  A ARTE QUE É  RAZÃO MAIOR DESTE MEU COMENTÁRIO:  A VENÊNCIA


                                                        VENÊNCIA

O QUE É UMA VENÊNCIA?  DA-SE O NOME DE VENÊNCIA AO RECEPIENTE CILINDRICO FEITO DE AÇO INOX LIGADO AO UMA VARA DE MATERIAL SINTÉTICO TERMINANDO NUM GANCHO, COMO SE FOSSE UMA EXTENSÃO DO BRAÇO DO VENENCIADOR, NOME DADO ÀQUELES QUE TRABALHAM COM ESSE INSTRUMENTO NA REGIÃO DE JEREZ.   ESSE TRABALHO É UMA ARTE QUE CONSISTE EM TIRAR OS VINHOS FORTIFICADOS DAS "BOTAS" COMO SÃO CHAMADAS AS BARRICAS NA REGIÃO, SEM DANIFICAR A "FLOR", QUE É UMA PELÍCULA DE FUNGOS QUE FICAM NA SUPERFÍCIE DOS VINHOS, QUE OS TORNAM ÚNICOS EM TODO O MUNDO, E COLOCÁ-LOS NUMA TAÇA DE DEGUSTAÇÃO SEM DERRAMAR O LÍQUIDO.  NO INÍCIO DE SUA UTILIZAÇÃO, O BODEGUEIRO QUE ERA O ENCARREGADO DA VENDA DOS VINHOS NA VINÍCOLA, COM CONHECIMENTO GERAL E TOTAL DOS TIPOS DE VINHOS DESTINADOS À VENDA, E QUE OFERECIA AOS PRETENSOS COMPRADORES E VISITANTES UM TAÇA DE VINHO AO SER FECHADO UM NEGÓCIO,  PRECISANDO PARA ESSE FIM TER A HABILIDADE NECESSÁRIA PARA RETIRAR O VINHO DAS BARRICAS SEM, COMO FOI DITO ACIMA, CAUSAR DANOS ÀS PELÍCULAS DE FUNGOS E SEM DERRAMAR O PRECIOSO LÍQUIDO.  A ORIGEM DO TERMO VEM DE "AVENENCIA" QUE SIGNIFICAVA "ACUERDO" (ACORDO), E QUE SE COMEMORAVA COM UMA TAÇA DE JEREZ QUE ERA SERVIDO DA FORMA COMO SE FAZ ATÉ OS DIAS DE HOJE.            IMPORTANTE: ESSA ARTE É EXECUTADA TANTO POR HOMENS QUANTO POR MULHERES



AO LADO UM MODELO DE VENÊNCIA,
QUE NO  PRINCÍPIO  DA SUA UTILIZA-
ÇÃO TINHA   A   VARETA       FEITA            COM  BARBATANA DE BALEIA.





        OS VENENCIADORES COMO ESSE DA FOTO AO
LADO, MUITO BEM TRAJADOS, SE APRESENTAM      EM FESTAS DE TODO O GÊNERO,INCLUINDO CASAMENTOS, COMO  SE     FOSSE             UM NÚMERO CIRCENSE.








A ARTE DA VENÊNCIA É TÃO ARRAIGADO NA REGIÃO DE JEREZ, QUE ATÉ UM MONUMENTO FOI ERGUIDO NA
CIDADE PARA COMPROVAR ESSE FATO.





UMA BARRICA DE JEREZ ONDE SE PODE NOTAR A PELÍCULA DE FUNGOS NA SUPERFÍCIE DO VINHO.

                                                                                                                                                                                                                                                                                       
                                                                                     
ESTA FOTO MOSTRA A VENÊNCIA JÁ
TENDO ULTRAPASSADO A PELÍCULA
DOS FUNGOS SEM DANIFICÁ-LA


quinta-feira, 15 de março de 2012

TOSCANA II - O ÍCONE CHIANTI

AMIZADE É RECIPROCIDADE. . .

        O CONVÍVIO NA MINHA CONFRARIA DE VINHOS


O CONVÍVIO NA MINHA CONFRARIA, A BRAZ CUBAS,  É HARMONIOSO, PRAZEIROSO.        FUNDADA EM JUNHO DE 2.004, POSSO AFIRMAR  QUE NESSES QUASE 8 ANOS DE ATIVIDADES,  TODAS AS PESSOAS QUE SE JUNTAM A ELA TRAZEM UM POUCO DO LADO BOM QUE POSSUEM, FAZENDO COM QUE ELA SE DESENVOLVA, PROGRIDA NUM NUM RÍTMO QUE DEIXA TODOS OS SEUS PARTICIPANTES ORGULHOSOS, NÃO SÓ NO ASPECTO MATERIAL, MAS ESSENCIALMENTE NA PARTE QUE TOCA O ESPÍRITO,  NO QUE CONCERNE AO DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS QUE A ENOLOGIA, COMO UM TODO, PROPORCIONA.  NA MINHA CONFRARIA EXISTE UM HALO DE AMIZADE PLENA, PORTANTO UM HALO DE RECIPROCIDADE. . .



A SEDE DA CONFRARIA:- EMBORA O IMÓVEL NÃO SEJA PRÓPRIO, A  SEDE DA CONFRARIA É UMA SALA DE DEGUSTAÇÕES PR'A NINGUÉM COLOCAR DEFEITO; CRIADA EXCLUSIVAMENTE COM A FINALIDADE A QUE SE DESTINA, COM AR CONDICIONADO PERFEITO,  INDISPENSÁVEL  NUM BRASIL TROPICAL,  É O LOCAL IDEAL PARA SE DEGUSTAR UM BOM VINHO, PROVIDA INCLUSIVE DE UMA PEQUENA COZINHA PARA DAR SUSTENTAÇÃO ÀS NECESSÁRIAS HARMONIZAÇÕES.    ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO, É A ÚNICA SALA DE DEGUSTAÇÕES DE VINHO INDEPENDENTE DE TODA A BAIXADA,  ABERTA A TODOS AQUELES QUE DESEJAM ENTRAR OU SE DESENVOLVER  NO MUNDO ENCANTADO DA ENOGASTRONOMIA.

OSWALDO NOGUEIRA FILHO, À ESQUERDA, ATUAL PRESIDENTE, COM ANTONIO GUIMARÃES NETO, DIRETOR SOCIAL.     AMBOS ANIVERSARIAM NO DIA DE HOJE, NASCERAM EM ARARAQUARA E SE CONHECERAM NA CONFRARIA. 

ALBANO CORREIA DUARTE SERRA, AO CENTRO, DIRETOR DE PATRIMÔNIO, COM A ESPOSA E ANTONIO GUIMARÃES NETO. ALBANO ANIVERSARIA NO DIA 17/03.

JACK RAFAL CHMIELEWSKI, À DIREITA, EMPRESÁRIO EM CUBATÃO, COM ALVARO DE CAMPOS MARTINS, DIRETOR TÉCNICO E ESPOSA. JACK RAFAL ANIVERSARIA NO DIA 25 DE MARÇO.


ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MARÇO:- A PARTIR DESTE MÊS EU, PARTICULARMENTE, E A CONFRARIA,  DE FORMA GERAL,  ESTAREMOS  HOMENAGEANDO OS CONFRADES ANIVERSARIANTES DO MÊS.  EM MARÇO OS HOMENAGEADOS  SÃO:  OSWALDO NOGUEIRA FILHO, ATUAL PRESIDENTE DA CONFRARIA, ANTONIO GUIMARÃES NETO, DIRETOR SOCIAL, ALBANO CORREIA DUARTE SERRA, DIRETOR DE PATRIMÔNIO E JACK RAFAL CHMIELEWSKI, EMPRESÁRIO,  O MAIS NOVO CONFRADE DA CONFRARIA.  AOS QUATRO, OS VOTOS DE VIDA LONGA, CHEIA DE DIAS DE ALEGRIA E MUITAS DEGUSTAÇÕES.

                                                                                                                  BRAZ CUBAS









quinta-feira, 8 de março de 2012

VINHOS DE BORDEAUX - O RIO GIRONDE NÃO EXISTE!!!!

ALÔ AMIGOS BLOGUEIROS:
                  
           A GIRONDE NÃO É UM RIO, 
         A GIRONDE É UM ESTUÁRIO.


                                                                  EM BAIXO, À DIREITA, O "BEC D`AMBÈS",
                                                                  ONDE      FICA    A   JUNÇÃO    DOS      RIOS
                                                                  GARONNE E DORDOGNE.
                                                                 
EU PROMETO  QUE DEPOIS DESTA INSERÇÃO EU NAO VOLTAREI MAIS FALAR SOBRE   ESTE ASSUNTO, PORQUE PARA MIM JÁ SE TORNOU INCLUSIVE  CANSATIVO.  O PROBLEMA É QUE EXISTE TANTA GENTE DESINFORMADA A RESPEITO DA REGIÃO DE BORDEAUX, INCLUSIVE FRANCESES, PASMEM, QUE EU RESOLVI TENTAR ESCLARECER DE VEZ ESSA DESINFORMAÇÃO.  A DESINFORMAÇÃO É DE TAL ORDEM, QUE OS RIOS GARONNE  E DORDOGNE SÃO APONTADOS COMO AFLUENTES DE UM RIO QUE NÃO EXISTE, O RIO GIRONDE.

NOMECLATURA DOS RIOS EM FRANCÊS:  NA FRANÇA EXISTEM DOIS TERMOS PARA DENOMINAR UM RIO:  "FLEUVE" QUANDO O RIO TEM NASCENTE, CURSO E FOZ, QUANDO DESÁGUA NO MAR OU LAGO;   "RIVIËRE" QUANDO TEM NASCENTE, CURSO E DESÁGUA EM OUTRO RIO, SENDO, PORTANTO, UM AFLUENTE.   PARA ABRILHANTAR ESSA AFIRMAÇÃO, A GEOGRAFIA FRANCESA APONTA O "LOIRE" COMO O MAIOR "FLEUVE" FRANCÊS, COM 1.013 QUILÔMETROS DE EXTENSÃO, E O "MARNE" COMO O MAIOR "RIVIÈRE" COM 525 QUILÔMETROS DE COMPRIMENTO.

GARONNE E DORDOGNE:  UMA VEZ QUE ESTES DOIS RIOS NA GEOGRAFIA FRANCESA SÃO APONTADOS COMO "FLEUVES", RIOS PRINCIPAIS, PORTANTO, ELES NÃO PODEM SER AFLUENTES DE NADA.    HOUVE SIM, ENTRE ALGUNS GEÓGRAFOS FRANCESES, A DEFESA DA TESE DE QUE O DORDOGNE PUDESSE SER AFLUENTE DO GARONNE, TESE ESSA VENCIDA, POIS OS DOIS RIOS CONFLUEM NO MESMO PONTO GEOGRÁFICO, NO CHAMADO "BEC D`AMBÈS", QUE JÁ FOI ALVO INCLUSIVE DE UMA OUTRA INSERÇÃO MINHA, NÃO HAVENDO A HIPÓTESE DE UM DOS DOIS RIO JOGAR SUAS ÁGUAS NO LEITO DO OUTRO, TORNANDO-SE UM AFLUENTE.
                                                O "BEC D`AMBES",  A  JUNÇÃO MAIS
                                                 FAMOSA DO MUNDO DOS VINHOS.

A GIRONDE: -  A GIRONDE É "LE PLUS VASTE ESTUAIRE D`EUROPE"  -A GIRONDE É O MAIS VASTO ESTUÁRIO DA EUROPA-, COM 635 QUILÔMETROS QUADRADOS, OU 63.500 HECTARES, COMO QUEIRAM;   PERMITE O TRÂNSITO DE NAVIOS DE GRANDE CALADO, INCLUSIVE AQUELES QUE TRANSPORTAM AS  ASAS DO AIRBUS-380, O MAIOR AVIÃO DE PASSAGEIROS DO MUNDO.  CEDEU SEU NOME AO DEPARTAMENTO No. 33 -DEPARTAMENTO DA GIRONDE-, NA DIVISÃO POLÍTICA DO TERRITÓRIO FRANCÊS.

PORTANTO, AMIGOS BLOGUEIROS, O RIO GIRONDE NÃO EXISTE!!!!!!!!!!

                                                                                                                                 BRAZ CUBAS

terça-feira, 6 de março de 2012

A DECANTAÇÃO DO VINHO

                 




         DECANTER    DE    CANTO   






                                    A  DECANTAÇÃO  DO  VINHO  


AO ABORDARMOS ESSE ASSUNTO,  A PRIMEIRA PERGUNTA QUE NOS VEM MENTE É A SEGUINTE: O QUE É DECANTAÇÃO???  DECANTAÇÃO É O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS, IMISCÍVEIS (QUE NÃO SE MISTURAM), TIPO LÍQUIDO-SÓLIDO (AREIA-ÁGUA, VINHO-BORRA), SÓLIDO-GÁS (POEIRA-GÁS), LÍQUIDO-LÍQUIDO (ÁGUA-ÓLEO), LÍQUIDO-GÁS (VAPOR D`ÁGUA-GÁS) E POR AÍ VAI. . .   

QUANDO SE TRATA DE DECANTAR VINHO, O QUE NOS DEIXA SATISFEITOS É O FATO DE QUE OS INICIADOS NESSA ARTE  NÃO DIVERGEM QUANTO AO FATO DOS BENEFÍCIOS QUE CAUSA À BEBIDA O ATO DA DECANTAÇÃO, SEJAM VINHOS DE GUARDA, OU AERAÇÃO,  SEJAM VINHOS JOVENS.   OS MAIS RENITENTES, MAIS PRAGMÁTICOS,  QUANDO SE TRATA DOS VINHOS JOVENS, AFIRMAM:  "-JÁ QUE MAL  NÃO FAZ, TUDO BEM".
                                                     
A DECANTAÇÃO DO VINHO, "A PRIORI", EM PRINCIPIO, FOI CRIADA COM A FINALIDADE EXPLICITADA NA CONCEITUAÇÃO DO VEM A SER A DECANTAÇÃO: SEPARAR A PARTE DA MATÉRIA SÓLIDA  (BORRA) QUE ESCAPOU NA TRANSFERÊNCIA  DO VINHO PARA O DECANTER, BORRA  QUE APÓS ESSA TRANSFERÊNCIA FICA DEPOSITADA NO FUNDO DESSE RECEPIENTE.

                                         RARIDADE:  UMA GARRAFA DE BAROLO DE
                                         GUARDA (1958),  MUNIDA  DA VELA PARA A
                                         DEVIDA DECANTAÇÃO.   ELA SE ENCONTRA         
NA SALA DE DEGUSTAÇÃO DA MINHA CON
FRARIA, A BRAZ CUBAS, EM SANTOS.


LITURGIA OU RITUAL DA DECANTAÇÃO DOS VINHOS DE GUARDA:  O "SOMMELIER" SEGURA A GARRAFA COM A MÃO DIREITA; COM A ESQUERDA SEGURA A VELA JÁ ACESA, TENDO AO CENTRO O "DECANTER".  EM SEGUIDA O SOMMELIER COMEÇA A TRANSFERIR O VINHO DA GARRAFA PARA O DECANTER,  CUIDADOSAMENTE, A FIM DE QUE A BORRA NÁO SAIA JUNTO COM O VINHO.  A VELA ACESA TEM JUSTAMENTE A  FUNÇÃO DE PERMITIR AO "SOMMELIER" VISUALIZAR O LÍQUIDO SAINDO DA GARRAFA, NORMALMENTE ESCURA, SEM PERMITIR QUE A BORRA VENHA JUNTO COM O LÍQUIDO

LITURGIA OU RITUAL DA DECANTAÇÃO DOS VINHOS JOVENS:  É ERRÔNEO CHAMAR-SE DECANTAÇÃO O ATO DE COLOCAR  VINHOS JOVENS NO DECANTER.  O TERMO CORRETO É  "AERAÇÃO", UMA VEZ QUE O DECANTER POSSUE UMA SUPERFÍCIE MAIOR QUE AS TAÇAS, PERMITINDO QUE O VINHO TINTO, QUE CHEGA A TER QUASE 500 ODORES, SEJA OXIGENADO MAIS FÁCIL E RAPIDAMENTE,  REALÇANDO SUAS QUALIDADES, SEUS ODORES REPRIMIDOS, DIMINUINDO EVENTUAIS DEFEITOS, COMO TANINOS EXACERBADOS, EXCESSO DE GOSTO DE MADEIRA (AQUELES QUE PASSARAM POR BARRICAS DE CARVALHO), TORNANDO A BEBIDA MAIS "REDONDA", MAIS PALATÁVEL.       AO CONTRÁRIO DOS VINHOS DE GUARDA, OS JOVENS PODEM  E DEVEM SER COLOCADOS NO DECANTER SEM CUIDADO ALGUM, VISTO QUE A  FINALIDADE PRECÍPUA É AGITÁ-LOS, OXIGENÁ-LOS.     EVIDENTEMENTE EXISTEM VINHOS NOVOS NÃO FILTRADOS, COM BORRA, LÓGICO, QUE DEVEM SER DECANTADOS POR AQUELES QUE NÃO APRECIAM DEGUSTÁ-LOS COM RESÍDUOS.

                                                                                                       
                                   

BRAZ CUBAS

                                         

sexta-feira, 2 de março de 2012

BEC D`AMBÈS

ALÔ AMIGOS:
                          TEMOS FALADO MUITO DA FRANÇA, SEU TERRITÓRIO E SUAS UVAS, PORQUE TEM SIDO O PRINCIPAL ALVO DAS PESQUISAS DOS AMPELÓGRAFOS, AQUELES ESTUDIOSOS QUE SE PREOCUPAM EM DETERMINAR AS ORIGENS DAS PARREIRAS MAIS CONHECIDAS.   ENTRETANTO, AINDA NA FRANÇA, VAMOS HOJE FALAR DA CONSTATAÇÃO DE UM FATO QUE TEM PROVOCADO ESCORREGÕES GEOGRÁFICOS DE MUITA GENTE CONHECIDA DO MUNDO DO VINHO, INCLUSIVE  MENÇÃO EM VÍDEO DA TODA PODEROSA REDE GLOBO.  "O BEC D`AMBÈS"




                                                        O BEC  D`AMBÈS 

O BEC D`AMBÈS É SEM QUALQUER DÚVIDA A CONFLUÊNCIA MAIS FAMOSA DO MUNDO DOS VINHOS;   É O LOCAL EXATO ONDE SE JUNTAM OS RIOS GARONNE E DORDOGNE,  EXATAMENTE TAMBÉM ONDE COMEÇA O ESTUÁRIO DA GIRONDE,  ESTUÁRIO APONTADO POR MUITOS COMO SE FOSSE UM RIO.  O BEC D`AMBÈS É UM TERMINAL PETROLÍFERO LOCALIZADO NA COMUNA DE AMBÈS,  DE ONDE VEM O SEU NOME, ONDE COMEÇA A REGIÃO DE "ENTRE DEUX MERS", ESTANDO PORTANTO NA ZONA METROPOLITANA DE BORDEAUX.  O ESTUÁRIO DA GIRONDE COMEÇA NO "BEC D`AMBÈS E TERMINA NA "POINTE DE GRAVES" NO OCEÂNO ATLÂNTICO.  PONTO FINAL.

                                                                                                                 BRAZ CUBAS