Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de março de 2012

A DECANTAÇÃO DO VINHO

                 




         DECANTER    DE    CANTO   






                                    A  DECANTAÇÃO  DO  VINHO  


AO ABORDARMOS ESSE ASSUNTO,  A PRIMEIRA PERGUNTA QUE NOS VEM MENTE É A SEGUINTE: O QUE É DECANTAÇÃO???  DECANTAÇÃO É O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS, IMISCÍVEIS (QUE NÃO SE MISTURAM), TIPO LÍQUIDO-SÓLIDO (AREIA-ÁGUA, VINHO-BORRA), SÓLIDO-GÁS (POEIRA-GÁS), LÍQUIDO-LÍQUIDO (ÁGUA-ÓLEO), LÍQUIDO-GÁS (VAPOR D`ÁGUA-GÁS) E POR AÍ VAI. . .   

QUANDO SE TRATA DE DECANTAR VINHO, O QUE NOS DEIXA SATISFEITOS É O FATO DE QUE OS INICIADOS NESSA ARTE  NÃO DIVERGEM QUANTO AO FATO DOS BENEFÍCIOS QUE CAUSA À BEBIDA O ATO DA DECANTAÇÃO, SEJAM VINHOS DE GUARDA, OU AERAÇÃO,  SEJAM VINHOS JOVENS.   OS MAIS RENITENTES, MAIS PRAGMÁTICOS,  QUANDO SE TRATA DOS VINHOS JOVENS, AFIRMAM:  "-JÁ QUE MAL  NÃO FAZ, TUDO BEM".
                                                     
A DECANTAÇÃO DO VINHO, "A PRIORI", EM PRINCIPIO, FOI CRIADA COM A FINALIDADE EXPLICITADA NA CONCEITUAÇÃO DO VEM A SER A DECANTAÇÃO: SEPARAR A PARTE DA MATÉRIA SÓLIDA  (BORRA) QUE ESCAPOU NA TRANSFERÊNCIA  DO VINHO PARA O DECANTER, BORRA  QUE APÓS ESSA TRANSFERÊNCIA FICA DEPOSITADA NO FUNDO DESSE RECEPIENTE.

                                         RARIDADE:  UMA GARRAFA DE BAROLO DE
                                         GUARDA (1958),  MUNIDA  DA VELA PARA A
                                         DEVIDA DECANTAÇÃO.   ELA SE ENCONTRA         
NA SALA DE DEGUSTAÇÃO DA MINHA CON
FRARIA, A BRAZ CUBAS, EM SANTOS.


LITURGIA OU RITUAL DA DECANTAÇÃO DOS VINHOS DE GUARDA:  O "SOMMELIER" SEGURA A GARRAFA COM A MÃO DIREITA; COM A ESQUERDA SEGURA A VELA JÁ ACESA, TENDO AO CENTRO O "DECANTER".  EM SEGUIDA O SOMMELIER COMEÇA A TRANSFERIR O VINHO DA GARRAFA PARA O DECANTER,  CUIDADOSAMENTE, A FIM DE QUE A BORRA NÁO SAIA JUNTO COM O VINHO.  A VELA ACESA TEM JUSTAMENTE A  FUNÇÃO DE PERMITIR AO "SOMMELIER" VISUALIZAR O LÍQUIDO SAINDO DA GARRAFA, NORMALMENTE ESCURA, SEM PERMITIR QUE A BORRA VENHA JUNTO COM O LÍQUIDO

LITURGIA OU RITUAL DA DECANTAÇÃO DOS VINHOS JOVENS:  É ERRÔNEO CHAMAR-SE DECANTAÇÃO O ATO DE COLOCAR  VINHOS JOVENS NO DECANTER.  O TERMO CORRETO É  "AERAÇÃO", UMA VEZ QUE O DECANTER POSSUE UMA SUPERFÍCIE MAIOR QUE AS TAÇAS, PERMITINDO QUE O VINHO TINTO, QUE CHEGA A TER QUASE 500 ODORES, SEJA OXIGENADO MAIS FÁCIL E RAPIDAMENTE,  REALÇANDO SUAS QUALIDADES, SEUS ODORES REPRIMIDOS, DIMINUINDO EVENTUAIS DEFEITOS, COMO TANINOS EXACERBADOS, EXCESSO DE GOSTO DE MADEIRA (AQUELES QUE PASSARAM POR BARRICAS DE CARVALHO), TORNANDO A BEBIDA MAIS "REDONDA", MAIS PALATÁVEL.       AO CONTRÁRIO DOS VINHOS DE GUARDA, OS JOVENS PODEM  E DEVEM SER COLOCADOS NO DECANTER SEM CUIDADO ALGUM, VISTO QUE A  FINALIDADE PRECÍPUA É AGITÁ-LOS, OXIGENÁ-LOS.     EVIDENTEMENTE EXISTEM VINHOS NOVOS NÃO FILTRADOS, COM BORRA, LÓGICO, QUE DEVEM SER DECANTADOS POR AQUELES QUE NÃO APRECIAM DEGUSTÁ-LOS COM RESÍDUOS.

                                                                                                       
                                   

BRAZ CUBAS

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário